quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Pedalar com prazer e segurança

Passo Fundo visto de longe.
Passeando pela Internet dei uma paradinha no Blog do Pedal na Noite. Lá encontrei uma excelente matéria que o Xyko escreveu sobre a sua experiência em pedalar de speed ao redor de Passo Fundo. Além do texto em si, gostei das dicas que ele deu as quais transcrevo aqui, com algumas contribuições e observações minhas. Parte dessas dicas são regras para a participação nas provas de Audax ou Randonée.
  • A primeira delas é o uso dos apetrechos pessoais de segurança - capacete, luvas e roupas adequadas para o clima do dia (caneleiras eventualmente).
  • Bicicleta com os itens exigidos por lei: farolete, pisca traseiro, espelho, buzina e fitas ou sinalização refletiva.
  • Estar sempre atento -  pedale de forma defensiva para perceber as intenções do motorista e dos pedestres.
  • Respeitar as leis de trânsito - conduza a bicicleta como você dirige o carro.
  • Respeitar o pedestre - ao pedalar se coloque no lugar do pedestre que está tentando atravessar a rua.
  • Manter sempre uma velocidade segura - mesmo a 10 km/h o estrago pode ser grande.
  • Não pedale colado atrás dos veículos - ele para e você se estrepa.
  • Esteja sempre pronto para frear e muito cuidado quando o pavimento está liso.
  • Dar preferência às roupas claras ou de cores chamativas.
  • Pedalar sempre à direita, no fluxo normal dos veículos.
  • Não ande na contramão.
  • Ande em linha reta, sem fazer ziguezagues.
  • Não pedale muito próximo aos carros estacionados. Se o carro está estacionando fique atento para as pessoas que estão dentro do carro, elas poderão abrir a porta.
  • Quando quiser dobrar ou mudar de faixa sinalize estendendo o braço em direção ao lado que quer ir.
  • Não ande sobre as calçadas - é proibido.
  • Nos estradões e estradas secundaria permaneça a direita para não ser surpreendido por um carro.
  • Não fique trocando de faixa a todo momento.
  • Se estiver pedalando mais devagar que o grupo permaneça na parte direita da pista permitindo que os outros ciclistas lhe ultrapasse pela esquerda.
  • Não ultrapasse pela direita - é perigoso pois nem sempre o ciclista que está sendo ultrapassado percebe o movimento à sua direita. Normalmente ele está mais atendo à sua direita.
  • Se for parar, principalmente em descidas de uma olhada para trás para ver se não vem ninguém e pare devagar.
  • Se for parar em subidas pare fora da trilha ou da estrada que está sendo utilizada pelo resto do grupo. Com uma parada intempestiva, na faixa onde todos estão pedalando, você pode atrapalhar a cadência do colega impedindo que ele prossiga.
  • Evite pedalar lado a lado com outro ciclista. Bicicletas devem estar em fila indiana. Use o bom senso, prefira conversar pedalando em ruas não movimentadas.
  • Verifique pneus e freios antes de sair. Faça manutenção periódica e leve as ferramentas básicas.
  • Evite usar fones de ouvido ou escutar música pois você pode não ouvir os ruídos ao seu redor (carros, outros ciclistas, animais, etc.).
  • Hidratação é fundamental: leve sempre junto sua caramalhola cheia.
  • A noite fique o mais iluminado possivel - se possível use fitas refletivas ou coletes próprios.
  • Quando sair em grupo não grite, não faça algazarra pois nem sempre os moradores irão gostar.
Essas são basicamente as dicas dada pelo Xyko (com pequena modificações) e que transcrevo aqui para tentar aumentar a sua repercussão.
Lendo um manual de como usar a bicicleta escrito em português de Portugal encontrei essa dico: "Ao pedlar numa estrada permaneça o mais perto da berma possível". Ao verificar no dicionário o que seria berma encontre a seguinte definição: "parte da estrada que é pavimentada e por onde não circulam os carros" ou seja o nosso acostamento. No Brasil não deve existir muita berma, pois acostamento pavimentado é raro e também é raro não encontrar carros andando pelo acostamento.
Se não respeitamos as nossas leis não seremos respeitados.
Ao nos comportarmos com civilidade, educação e agindo com bom senso podemos cobrar dos outros o mesmo tratamento.
Abraços,
Lorenzini

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