Foto de Wanderley Longhi (Xyko) em preto & branco
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No sábado do pedal Mato Castelhano - Floresta Nacional - Capinguí conversando com o Rudy ele deu uma idéia para melhorar o desempenho da bicicleta na prova de 200 km. Trocar as rodas e pneus da Mountain Bike por rodas e pneus 700 x 28. Achei uma boa idéia, pois, segundo ele, a cada giro da roda o ganho seria de 12% em relação à de aro 26.Para testar essa configuração fui dar uma volta até Coxilha. Fora a insegurança com relação ao pneu estreito a volta foi ótima. O movimento não estava tão intenso. A temperatura estava ao redor dos 19º C com céu nublado e na volta peguei uns 15 km com uma garoa bem miúda. A velocidade no plano e nas descidas foi bem maior, na subida é que a coisa ficou um pouco diferente. A relação das marchas é diferente e estranhei bastante. Mas a configuração proposta pelo Rudy está quase aprovada, falta só o pneu certo (que deve chegar essa semana).
Mas e a berma o que tem a ver com o assunto? Muita coisa como vamos ver.
No Manual do Utilizador da Bicicleta Specialized escrito em português de Portugal aparece a seguinte recomendação na página 8:
5. Circule pela ciclovias, pelos caminhos destinados às bicicletas, ou o mais junto à berma da estrada possível, na direção do sentido do trânsito ou segundo as regras de trânsito locais.
É claro que me vali de um dicionário para decifrar essa orientação (muitas vezes acho mais fácil ler o manual em inglês do que no português luso). Dai encontrei que:
A berma de uma estrada é uma faixa longitudinal pavimentada, contígua a essa mesma estrada, não destinada ao uso de automóveis senão em circunstâncias excepcionais. É costume estar delimitada por uma faixa branca ou amarela e só podem transitar por ela os peões/pedestres, as bicicletas ou veículos puxados por animais. Excepcionalmente poderão circular na berma, a velocidades anormalmente reduzidas, e em caso de emergência, os veículos motorizados normais. Em algumas auto-estradas a linha branca ou amarela é descontínua e com relevo, o que provoca que ao ser cruzada a grande velocidade se ouça um ruído que serve de aviso perante um possível despiste do veículo.
Brasil: No Brasil, a berma é chamada de acostamento e tem seu uso destinado à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim. É comum alguns motoristas usarem indevidamente o acostamento, principalmente em caso de congestionamentos.
Então ai está, como vocês podem ver, no Brasil temos acostamento. A berma existe em outros países onde o trânsito tem regras que são seguidas e os ciclistas são respeitados.
Por aqui devemos pedalar na berma o mais longe possível da faixa de rodagem pois sempre tem um chevetaço querendo dar uma de bacana para cima da gente.
Abraços, e até sábado (não esquecendo que domingo tem a rota do salame!!!)
Lorenzini.
Muito bom o artigo.
ResponderExcluirAbraço
Xyko