domingo, 17 de outubro de 2010

A Berma e o Ciclista

Foto de Wanderley Longhi (Xyko) em preto & branco
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No sábado do pedal Mato Castelhano - Floresta Nacional - Capinguí conversando com o Rudy ele deu uma idéia para melhorar o desempenho da bicicleta na prova de 200 km. Trocar as rodas e pneus da Mountain Bike por rodas e pneus 700 x 28. Achei uma boa idéia, pois, segundo ele, a cada giro da roda o ganho seria de 12% em relação à de aro 26.

Falei com o pessoal da BikeTour e eles montaram um par de rodas com essas características. Apenas o pneu era mais fino (700x23). Ficou legal, mas vou experimentar com um pneu mais grosso. Acostumado com os pneus da MB prefiro um pneu um pouco mais largo. Além disso, para que a bike se assemelhasse mais ainda a uma speed, trocaram a pinha traseira por uma de speed.
Para testar essa configuração fui dar uma volta até Coxilha. Fora a insegurança com relação ao pneu estreito a volta foi ótima. O movimento não estava tão intenso. A temperatura estava ao redor dos 19º C com céu nublado e na volta peguei uns 15 km com uma garoa bem miúda. A velocidade no plano e nas descidas foi bem maior, na subida é que a coisa ficou um pouco diferente. A relação das marchas é diferente e estranhei bastante. Mas a configuração proposta pelo Rudy está quase aprovada, falta só o pneu certo (que deve chegar essa semana).

Mas e a berma o que tem a ver com o assunto? Muita coisa como vamos ver.
No Manual do Utilizador da Bicicleta Specialized escrito em português de Portugal aparece a seguinte recomendação na página 8:
5. Circule pela ciclovias, pelos caminhos destinados às bicicletas, ou o mais junto à berma da estrada possível, na direção do sentido do trânsito ou segundo as regras de trânsito locais.

É claro que me vali de um dicionário para decifrar essa orientação (muitas vezes acho mais fácil ler o manual em inglês do que no português luso). Dai encontrei que:
A berma de uma estrada é uma faixa longitudinal pavimentada, contígua a essa mesma estrada, não destinada ao uso de automóveis senão em circunstâncias excepcionais. É costume estar delimitada por uma faixa branca ou amarela e só podem transitar por ela os peões/pedestres, as bicicletas ou veículos puxados por animais. Excepcionalmente poderão circular na berma, a velocidades anormalmente reduzidas, e em caso de emergência, os veículos motorizados normais. Em algumas auto-estradas a linha branca ou amarela é descontínua e com relevo, o que provoca que ao ser cruzada a grande velocidade se ouça um ruído que serve de aviso perante um possível despiste do veículo.
Brasil: No Brasil, a berma é chamada de acostamento e tem seu uso destinado à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim. É comum alguns motoristas usarem indevidamente o acostamento, principalmente em caso de congestionamentos.
Então ai está, como vocês podem ver, no Brasil temos acostamento. A berma existe em outros países onde o trânsito tem regras que são seguidas e os ciclistas são respeitados.
Por aqui devemos pedalar na berma o mais longe possível da faixa de rodagem pois sempre tem um chevetaço querendo dar uma de bacana para cima da gente.
Abraços, e até sábado (não esquecendo que domingo tem a rota do salame!!!)
Lorenzini.



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