sábado, 23 de outubro de 2010

Batalha do Pulador


Hoje à tarde nos encontramos em onze ciclistas na Praça da Mãe para dar uma voltinha rápida. O objetivo era pedalar ao redor dos 20 km, pois muitos queriam se poupar para a pedalada de amanhã, domingo, para a Rota do Salame.
A Dani propôs irmos até o Pulador pois haveria o ensaio para a encenação da Batalha do Pulador que será amanhã às 14:30 h. Sugestão dada, sugestão aceita.
Fomos pelo percurso de sempre (Av. Brasil, Perimetral, Jaboticabal) na casa roxa tomamos à direita até o local da encenação.
Local onde será encenada a Batalha do Pulador
A VI Encenação da Batalha do Pulador será realizada pelo Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Mercosul e encenado por 500 figurantes, o espetáculo "A Batalha do Pulador" ocorrerá neste domingo, 24 de outubro, a partir das 14:30 h, com entrada gratuita. Nessa encenação, mais de 115 anos depois de um dos mais violentos embates da Revolução Federalista de 1893, as verdes coxilhas do distrito do Pulador, em Passo Fundo, no norte gaúcho, voltam a ser cenário da luta entre pica-paus (republicanos) e maragatos (federalistas). A Batalha do Pulador, travada em 27 de junho de 1894, é considerada a mais importante de todas porque nessa data cerca de 4.500 homens se enfrentaram na maior batalha campal acontecida durante a revolução federalista.
Os preparativos já haviam começado, como o pessoal de apoio montando suas barracas, churrasqueiras e banners de propaganda.
Os participantes da encenação estavam numa passeata pelo centro de Passo Fundo e deveriam se dirigir para lá mais tarde. Conversamos com o pessoal que estava preparando o local. Um deles me mostrou os quatro freezers cheio de carne para amanhã.


Como pode ser visto nas fotos a depender do quantidade de carvão o churrasco vai ser grande e os pica-paus e maragatos não vão passar fome.
Nem as montarias ficarão sem comer.
Tiramos algumas fotos e seguimos viagem.


Daí fomos até o cemitério e voltamos pelo outro caminho que leva até Pulador. No percurso algumas surpresas, afinal é primavera, filhotes de ovelhas, novas e bonitas.
Os vinte quilômetros e tornaram quarenta e cedo da tarde já estávamos em casa.
Uma parte do percurso foi feito com tempo nublado, outra parte com sol de rachar e outra parte com o sol encoberto pelas nuvens.
Acho que amanhã teremos um dia ótimo para o passeio.
O resumo então, no meu caso foi de 43,69 km, em 2:27 h, com uma média de 17,7 km/h com um total de subidas de 459 m e descidas de 457. Gastei 870 Kcal.
O percurso no Google Earth está abaixo.
Abraços a todos.
Lorenzini

Nenhum comentário:

Postar um comentário