Foto do Fábio Haas (cabelo) - Ilha do Aconchego no Capinguí.
A foto acima está no Facebook do Xyko Longhi .
A foto acima está no Facebook do Xyko Longhi .
Turma:
O Igo Segatt com o Rudy de cúmplice aprontaram mais uma. Um passeio saindo de Passo Fundo, passando por Mato Castelhado, Floresta Nacional de Passo Fundo, Bordas da Represa do Capinguí e finalizando no Posto Ipiranga que fica em frente à estátua em homenagem a Roma (a loba amamentando Rômulo e Remo).
Olha turma, foi uma bela surpresa o itinerário escolhido e além disso o clima ajudou e muito.
Saímos da Praça da Mãe em vinte ciclista (horário marcado para as 8 h, tolerância de 20 min), no caminho um casal agregou-se ao grupo e mais tarde dois outros ciclistas também aderiram ao passeio.
Seguimos em direção à UPF, tomamos a estrada ao lado direito da universidade e seguimos o trajeto tradicional que habitualmente fazemos em direção à EFRICA, cruzando a RS 135. Lá pelas tantas pegamos uma estrada à esquerda em direção à Mato Castelhano.
Em Mato Castelhano paramos no Posto Ipiranga para o "almoço", tínhamos à disposição sanduíches, barras de cereal, bebida isotônica, frutas (bananas), água, Coca Cola e Mirinda. Foi um baita almoço.
Com as forças restabelecidas nos dirigimos para a Floresta Nacional de Passo Fundo, que fica a poucos quilômetros da sede do município.
Para entrar nessa floresta, controlada pelo IBAMA, tínhamos que ter uma licença. Essa licença foi conseguida pelo Igor e pelo Rudy com o auxílio de um ofício mandado pelo César. Na entrada da floresta fomos recebidos por um guarda (armado) que nos deixou entrar. Antes de seguir viagem tivemos que preencher um formulário com nossos nomes e RG. Tudo bem organizado. Só faltou um folheto com as orientações de como se comportar nas estradas da floresta. Mas como todos ciclistas consciente e que sabem que a única coisa que podemos deixar são nossas pegadas (no caso marca dos pneus) e só podemos levar imagens e lembranças.A floresta é muito bonita com estradas bem conservadas. Uma coisa que eu não gostei foi a presença maciça de Pinus Iliottis o que a torna uma floresta silenciosa pois nenhum pássaro se cria nessas árvores. Vi algumas araucárias, mas poucas para uma floresta.
Na floresta batemos algumas fotos do pessoal, conforme podemos ver abaixo.
Da floresta saímos por uma estrada secundária e tomamos o rumo da Barragem do Capinguí.
Passamos perto de uma das suas bordas, não chegamos a entrar no condomínio por puro desacerto. Alguns já estavam bem adiantados, outros um pouco atrasados e o grupo do meio também não se interessou.
Contornando a represa fomos em direção à Sede Campestre do Clube Comercial.Num dos entroncamentos mais uma paradinha para mais fotos.
eu conheço aquela primeira foto, é de minha autoria, foi tirada na Ilha do Aconchego no Capingui num final de tarde, ficou uma bela imagem, postei ela no google earth no local onde eu tirei, abraço "Cabelo" Fábio
ResponderExcluirCaro Fábio, parabéns pela foto.
ResponderExcluirEncontrei ela no Facebook do Xyko.
Como o Capinguí tinha sido o roteiro do nosso passeio coloquei ela ai.
Abraços,
Lorenzini