sábado, 11 de dezembro de 2010

Pedalar com segurança - Campanha que todos devemos participar!


Sábado, à tarde em especial, se tornou um dia especial para mim. Há tempos vinha buscando um hobby. Encontrei esse hobby no ciclismo e o prazer de pedalar nos passeios aos sábados à tarde. Na minha especialidade médica ficamos confinados em ambientes fechados, sem a luz do dia, sem saber se está chovendo ou fazendo sol. Assim nada mais natural que esses passeios se tornassem um dos momentos mais prazerosos da minha semana.
Agora estou confinado em casa, com raras saídas, o rosto inchado e bastante "assustador" e com isso fico lembrando dos passeios. Hoje quando o Everton me ligou para pedalarmos a fissura ficou mais forte e para compensar estou escrevendo sobre isso. No Blog do Lorenzini descrevi parte desses dias e numa das postagens escrevi que esse período era igual a paciência, paciência, paciência ... Só que ela está se esgotando.
Sem pode pedalar ou fazer outros exercícios sobra "comer de canudinho", ler, estudar, ver TV (já vi todos os Law & Order - mais de uma vez) e o computador. Assim tenho navegado bastante e o blog do Pedal na Noite é o primeiro que abro todas as manhãs.
Visitando o site gostei da campanha que a Gigante Bike e o Pedal na Noite está promovendo. Essa campanha não deve ser só por nós que somos ciclistas por prazer, mas muito mais por aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte para trabalhar.
Esse pessoal, que muitos chamam de bicicleteiros, até com um certo desdém,  são os mais vulneráveis e desprotegidos. Com freqüência não dispõe de nenhum item de segurança tanto na bicicleta (farol, sinaleira, dispositivo refletivo, etc ...) quanto para proteger sua integridade física (capacete em especial). Sabemos que muitos desrespeitam as regras do pedal seguro porém muitas vezes o fazem por não terem sido informados ou recebido a educação para isso, são pessoas simples que acham estar fazendo a coisa certa. Assim essa campanha vem em boa hora.
O SAR, serviço de anestesiologia em que trabalho, atende os cirurgiões do IOT (ortopedistas e traumatologistas). Com muita freqüência anestesio pacientes acidentados (ou com seqüelas de acidentes) que são motociclistas ou ciclistas (ou bicicleteiros). No trânsito nos tornamos vulneráveis, mais até que os pedestres, pois disputamos, quando estamos sobre magrela, com os carros e motos o espaço da via pública. Assim quando ocorre um acidente essa vulnerabilidade nos torna as primeiras vítimas, ou as vítimas que sofrem as lesões mais graves.
Sugeri para o Chico (por telefone) que se fizesse uma campanha envolvendo, além dessas ações da Gigante Bike, o poder público através da Secretaria da Mobilidade Urbana e dos vereadores (em especial o Rafael Bortolussi - sobrinho do Chico) e através de outros vereadores que eventualmente o pessoal do Pedal na Noite conheça. Acredito com a liderança do Chico e do Xyko, e os contatos que tem na sociedade possamos fazer uma campanha legal e de alto valor social.
Outro segmento que poderia ser envolvido é a ACISA, para que providenciem lugares adequados para deixar as bicicletas em segurança tanto dos funcionários quanto dos clientes.
Na campanha pela segurança podemos também usar o apelo ecológico e de mobilidade como mostra o adesivo: uma bicicleta a mais um carro a menos e os ônibus menos entulhados de pessoas.
Uma estratégia seria mostrar ao poder público (e à ACISA) que muitas das nossas avenidas e ruas são largas o suficiente para comportar uma ciclovia. Talvez não se consiga uma ciclovia na Av Brasil ou Presidente Vargas mas elas podem ser planejadas para outras vias.
Outra estratégia poderia ser mostrar o relevo da área central e arredores. Temos alguns vales, com algumas subidas íngremes, porém boa parte das ruas da cidade está numa altitude que varia poucos metros. Temos como mapear isso através do Google que alguns colegas dominam tão bem.
Quem sabe, com essa campanha da Gigante Bike e do Pedal na Noite nós consigamos atingir as pessoas fazendo com que elas se respeitem quem usa a bicicleta, sejam eles ciclistas ou bicicleteiros.
Abraços,
Lorenzini

2 comentários:

  1. Amigo Lorenzini.
    Muito bom, precisamos semear para colhermos, aos poucos talvez tenhamos mais respeito por esta maravilha que é o mundo do ciclismo, ela também me ajudou muito a suportar os momentos de ócio.
    Abraço
    Xyko

    ResponderExcluir
  2. E ai fiô!?
    Bom texto, mas acho que não iremos estar vivos para ver isto, infelizmente...
    Vai preparando a magrela ai, pois estou com várias idéias para pedais 'Kilométricos' ano que vem.
    Melhoras!

    Abraço.

    ResponderExcluir