segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Caminhos de Pedra e Caminhos da Colônia - Parte 1: A viagem

Neste último sábado fomos a Bento Gonçalves para um cicloturismo. No período pré viagem houve idas e vindas mas o César conseguiu persuadir cinco ciclistas e lá fomos nós na van do Sr. Darci. Combinamos de deixar as bikes no reboque do Ivan (que, após alguns upgrades patrocinados pelo Ivan, breve será doado para o PedalnaNoite) na garagem do César já na sexta-feira para não atrasar a saída na madrugada. Fui um dos últimos a deixar a bicicleta lá. Viajaram bem acomodadas umas presas às outras com papelões entre elas e atadas ao reboque (até amarrilha do Pinga tinha).


No sábado às 4:15 h começamos a nos reunir no posto policial da gare. Quando chequei lá a van já estava lá com a carreta pronta. Aguardamos um pouco os retardatários. Ficamos preocupados com o Xyko, achamos que havia desistido da viagem mas em seguida ele chegou bem de mansinho a pé.


Grupo completo : Vanessa, César, Nataniel, Xyko, Ivan e Lorenzini partimos em direção à civilização (no caso Bento Gonçalves) com o sr. Darci, bem dormido e firme na direção da van.

Como ocorre em todas as viagens que começam de madrugada, a conversa foi boa, com chimarrão (do César) e paçoquinha (o Ivan trouxe um balde com umas cem) até os primeiros cinquenta quilômetros dai foi se acalmando e a turma foi cochilando. O Nataniel foi esperto pegou os últimos banco da van e montou uma cama de dar inveja.

A medida que o dia foi clareando recomeçou a conversa. Agora estávamos preocupados com as gotas de chuva que insistiam em molhar o parabrisa. A perspectiva de chuva estava se confirmando pois hora o parabrisa funcionava de forma contínua, hora era de forma intermitente. E assim foi até Bento.

Chegando em Bento, já respirando aquele ar de civilização, nos dirigimos para o local do encontro, a praça da pipa na mesma rua do Hotel Dal'Onder. Quando estávamos quase chegando lá recebemos um telefonema do Edgardo da Rota Sul, organizador(?) do ciclo turismo que devido ao adiantado da hora deveríamos nos encontrar já no local onde seria o café da manhã, já no Caminho das Pedras.

O Caminho das Pedras é a estrada velha que vai de Bento a Farroupilha e essa casa de café colonial (Casa Vanni) fica à direita, bem no final do asfalto. Chegamos praticamente juntos pois ao estacionarmos a nossa van eles estavam descendo do ônibus. Ai encontramos o Guilherme e a Dani e completamos a turma de Passo Fundo.

A turma ainda meio sonolenta foi então para o tal de café colonial típico da região. Sinceridade: fiquei decepcionado com o que foi servido. Mas sabe como é, turismo, ciclistas, barato. Já fui despertado com cafés da manhã bem melhores em lugares até mais simples.

O café foi ajudando a melhorar o humor, fazendo com que a alma entrasse no corpo e o dia começasse.

Após o café da manhã fomos até e escolinha em frente à Casa da Ovelha onde fomos recebidos por alunos e professoras. Além de registrarmos o momento recebemos dos alunos um panfleto ensinando a respirar pelo nariz (foto abaixo copiada do Blog Pedalnanoite).





Após essa aula de como respirar fomos fotografar a Casa da Ovelha.

O interessante é que a Casa da Ovelha, em tempos passados,  era um hotel e para quem usava essa estrada para ir de Bento a Farroupilha era uma das poucas luzes que se encontrava. A lâmpada acesa na frente da casa indicava que se estava perto do Barracão (para quem vinha de Farroupilha e assim, perto de Bento). Lembro que era uma casa pintada de amarelo e na época enorme - para os padrões e para o meu ponto de vista de criança.


Nesse momento começou a cair uma garoa fina, que felizmente durou pouco tempo. Capas de chuva foram vestidas  para serem despidas pouco depois.




Da escolinha seguimos (ainda de van) para a Casa dos Strapazzon. A família preserva uma casa (e parrerais) centenários, a casa foi construída em 1880. Nessa casa foram filmadas cenas do filme O Quatrilho, algumas propagandas e cenas de outros filmes. A casa é muito interessante como pode ser visto pelas fotos.

Após a visita com direito a degustação de vinhos e sucos de uva nos preparamos para iniciarmos a pedalada (finalmente).

Começamos então a preparar as bikes para a aventura. Nesse momento surgiu uma nesga de sol, as capas de chuva foram guardadas e tivemos um dia inteiro sem chuva e com temperaturas agradáveis (em alguns momento quente demais).

Um comentário:

  1. Lorenzini, muito legal teu relato, juntando curiosidades da época.
    Tem mais texto?

    ResponderExcluir