domingo, 20 de junho de 2010

Mais sobre quedas

Lendo a excelente entrevista com Kayo Oliveira que foi postada no Blog Pedal na Noite me permiti a algumas reflexões sobre as quedas.

O Kayo relatou que em 2005 durante uma prova, pedalando devagar, sofreu uma queda quando resolveu tentar tirar uma folha da roda dianteira. Veja que, mesmo pedalando devagar, o acidente foi grave. Só o fato de fraturar uma vértebra do pescoço, ao cair de cabeça, já torna o acidente sério. Além de poder ter lhe tirado a vida a conseqüência mais comum nesses acidentes é a tetraplegia ou paraplegia. O que por si só já é terrível para  que ama andar de bicicleta.

Durante um bom tempo, ao que parece dois anos, passou por tratamento médico e recuperou-se para voltar a andar de bicicleta. Tenho certeza de que grande parte da melhora deveu-se à vontade que o Kayo veio demonstrando ao longo da vida, à vontade de pedalar.

Após esse tratamento, contra a vontade da família, voltou a pedalar, isso é determinação.

Os grandes também caem.

Outra parte da entrevista que achei bacana foi quando ele disse que "não se define como um ciclista rápido, mas como um ciclista capaz de pedalar o dia todo sem ficar cansado". Isso também é determinação.


Isso é o que vejo na grande maioria dos colegas com quem pedalo. Não somos os mais rápidos mas temos persistência e determinação.

Um comentário:

  1. Amigo Lorenzini, acrescentei , no rodapé do blog pedal na noite, junto aos blogs de amigos o seu blog. Parabéns pelos comentarios e conclusões sobre a "arte" de pedalar. Quero também parabeniza-lo pela determinação, pois apesar dos tombos, você segue em frente , digno da personalidade dos vencedores.

    ResponderExcluir