sábado, 13 de novembro de 2010

Pedal do sábado e outros pedais - companheirismo e momentos agradáveis

Cachoeira dos Colussi
Quando voltei a pedalar (depois de quase 20 anos sem sentar numa bicicleta) a minha primeira experiência com a bike não foi das melhores. Com a bicicleta nova fui com o Alexandre Highushi para a trilha do "Bertol" não foi digamos a melhor experiência. Na estrada até lá tudo bem mas ao entrar na trilha embarrada e estreita me perdi e sofri meu primeiro tombo. Começou a chover e voltamos.
No sábado seguinte fui para a praça e me apresentei para a turma. Dia bonito, pedalamos o trajeto UPF - EFRICA, apesar do cansaço (e de um tombo) foi um ótimo passeio. E vem sendo assim desde então, outros passeios e mais alguns tombos que fizeram parte do aprendizado. Salvo compromissos inadiáveis pedalar com a turma no sábado é o meu programa.
Paralelo a isso andar de bicicleta passou a ser meu hobby. Troquei de bicicleta e recentemente por influência do Pinga estou usando uma bicicleta com suspensão completa bem mais confortável.
Além disso descobri o mundo do ciclismo. Até me interessar por esse assunto não havia me dado conta da abrangência dele. Encontrei centenas de sites, dezenas de lojas na internet e milhares de itens relacionados à bicicleta. Fiquei espantado com o preço de determinados componentes e mais ainda com o preço de alguns modelos de bicicleta. Mas o assunto dessa postagem não é o meu espanto com esse mundo das bikes, mas a minha satisfação de pedalar em grupo, em especial no sábado.
Trabalho, sob estresse, entre quatro paredes sem janelas para o mundo, muitas vezes sem saber o que está acontecendo aqui fora, se está chovendo, se tem sol. Assim, no pedal consigo arejar, respirar ar puro (e um pouco de poeira também). A conversa gira em torno da paisagem, das dificuldades da estrada, da bicicleta, das aventuras anteriores, nada de doenças ou cirurgias, conversa amena de quem gosta do ciclismo.
O cansaço físico é outro aspecto, a liberação de endorfinas e o prazer associado a elas são um fator positivo a mais. Aproveitar o passeio, por a prova o preparo físico e chegar ao destino, mesmo que cansado, não tem preço.
A evolução para trajetos mais longos e para o cicloturismo foi natural.
O passeio pelo Vale Europeu só não foi melhor porque tivemos um desencontro com o pessoal aqui de Passo Fundo. Mesmo assim curtimos e fizemos novos amigos (com os quais continuo a me corresponder por e-mail).
Nos passeios de sábado descobri no interior de Passo Fundo lugares que dificilmente teria conhecido se não fosse de bicicleta, belos lugares. O nosso interior esconde coxilhas, cerros com formatos bonitos e sensuais, paisagens bacanas, riachos e cascatas como a dos Colussi que conheci na volta da Rota das Salamarias (Foto acima).
Falar em rotas é digno de nota o desprendimento dos colegas que estudam, organizam e até testam as novas rotas. A Rota do Salame foi ótima, pois unimos o nosso prazer de pedalar com a convivência com nossos familiares o que para um domingo é tudo o que se deseja.
O passeio Passo Fundo - Nicolau Vergueiro - Encruzilhada Muller - Pulador - Passo Fundo também foi muito bom, até começar a chover e a escurecer. Mas, pela superação e persistência valeu a pena. Ainda mais depois de um bom banho, uma sopa de capeletti e um sofá maravilhoso.
Daqui a pouco, às 16 h, com esse dia maravilhoso de sol e temperatura agradável, estaremos reunidos na praça, faremos uma pequena votação e sairemos para mais um momento agradável que sempre é único.
Abraços e até daqui a pouco.
Lorenzini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário